terça-feira, abril 26, 2011

Spoiler Boss – Crônica: Portuguesalização dos seriados? E agora?


Clique para ampliar! Os deputados estaduais da Assembléia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul (que aparentemente não tem nada melhor para fazer) aprovaram semana passada um projeto de Lei que exige a tradução de toda palavra estrangeira para o português, sempre que houver uma palavra ou expressão equivalente no idioma.

Dito isso, você deve estar se perguntando: “Mas que diabos isso tem a ver com séries?”. Nada, obviamente. Entretanto, se a moda pega e a nossa querida Câmara dos Deputados e Senado Federal resolvem fazer algo parecido, o que vocês acham que iria acontecer com as nossas séries?

A resposta: tradução literal de tudo para a exibição nos canais nacionais. Este foi o pensamento que me passou pela cabeça quando pensei no assunto para esta coluna. Imaginem se essa turma do amendoin resolve mesmo aprovar uma lei (in)útilissima como essa?

Imagine você ligar a televisão para ver “Lost” e ver “Perdido”? Imagine você, mulher, solteira, desquitada, divorciada, desesperada e encalhada, se identificando com o sucesso de “Donas de Casa Desesperadas”? E como diabos fica a tradução de “Shit My Dad Says”? Será que teremos mesmo “Merdas Que Meu Pai Fala”?

Parece ruim? Que tal então mudarmos de canal, sintonizarmos em “Fringe” e vermos Anna Torv e Joshua Jackson em “Margem” (What the F … opps … portuguesalizando isso pra não ir preso … que p é essa??). Ou quem sabe se você prefere algo mais fashion e assiste “Gossip Girl” como “Garota Fofoca”? Já sei! Você é daqueles que gosta de séries sobrenaturais e de terror, liga para ver “True Blood”, não encontra e vê na grade uma maldita série chamada “Sangue Verdadeiro”, acha que é uma novela mexicana e desliga a TV.

Não parece tão ruim? Já estamos meio acostumados com a tradução de nomes de filmes e seriados (Agradeçam ao SBT e ao Silvio Santos), mas daí tornar isso institucionalizado no País inteiro seria uma coisa totalmente ridícula. Seria não ter mais o que fazer no Congresso Nacional, que já não tem servido para grandes coisas mesmo.


Fonte: BraSéries.

0 eu quero comentar isso:

Tecnologia do Blogger.