Os deputados estaduais da Assembléia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul (que aparentemente não tem nada melhor para fazer) aprovaram semana passada um projeto de Lei que exige a tradução de toda palavra estrangeira para o português, sempre que houver uma palavra ou expressão equivalente no idioma.
Dito isso, você deve estar se perguntando: “Mas que diabos isso tem a ver com séries?”. Nada, obviamente. Entretanto, se a moda pega e a nossa querida Câmara dos Deputados e Senado Federal resolvem fazer algo parecido, o que vocês acham que iria acontecer com as nossas séries?
A resposta: tradução literal de tudo para a exibição nos canais nacionais. Este foi o pensamento que me passou pela cabeça quando pensei no assunto para esta coluna. Imaginem se essa turma do amendoin resolve mesmo aprovar uma lei (in)útilissima como essa?
Imagine você ligar a televisão para ver “Lost” e ver “Perdido”? Imagine você, mulher, solteira, desquitada, divorciada, desesperada e encalhada, se identificando com o sucesso de “Donas de Casa Desesperadas”? E como diabos fica a tradução de “Shit My Dad Says”? Será que teremos mesmo “Merdas Que Meu Pai Fala”?
Parece ruim? Que tal então mudarmos de canal, sintonizarmos em “Fringe” e vermos Anna Torv e Joshua Jackson em “Margem” (What the F … opps … portuguesalizando isso pra não ir preso … que p é essa??). Ou quem sabe se você prefere algo mais fashion e assiste “Gossip Girl” como “Garota Fofoca”? Já sei! Você é daqueles que gosta de séries sobrenaturais e de terror, liga para ver “True Blood”, não encontra e vê na grade uma maldita série chamada “Sangue Verdadeiro”, acha que é uma novela mexicana e desliga a TV.
Não parece tão ruim? Já estamos meio acostumados com a tradução de nomes de filmes e seriados (Agradeçam ao SBT e ao Silvio Santos), mas daí tornar isso institucionalizado no País inteiro seria uma coisa totalmente ridícula. Seria não ter mais o que fazer no Congresso Nacional, que já não tem servido para grandes coisas mesmo.
Fonte: BraSéries.
0 eu quero comentar isso:
Postar um comentário